sábado, 5 de setembro de 2015

LÍDER DO MOVIMENTO NEGRO DO PDT NA CAPITAL


O presidente nacional do Movimento Negro do PDT, Ivaldo Paixão, participa hoje da abertura do II Seminário do Movimento Negro do partido em Rondônia, na condição de convidado especial e palestrante.
Ele também fará o lançamento de livro de co-autoria, “Projeto História de Luz".
Recepcionado pelo jornalista Rosinaldo Guedes e Antônio Neto, do Movimento local, Ivaldo visitou ontem a redação do Diário falando da trajetória dos afrodescendentes no Brasil.
Ex-comandante da Marinha, natural de Belém, com 62 anos de idade, aposentado pela Petrobras, Ivaldo reside atualmente em Fortaleza (CE), onde foi secretário de Igualdade Racial no governo Cid Gomes.
Segundo ele, o movimento tem avançado e obtido muitas conquistas, mas a tarefa é árdua porque o racismo no Brasil é velado. Como escritor e ativista ele concentra atenção na elaboração de mais um livro, abordando toda a trajetória dos negros, desde a escravatura e a abolição, que começou no Ceará, quatro anos antes do restante do Brasil. O Amazonas foi o segundo Estado no País a abolir a escravatura.
Atualmente, segundo Ivaldo Paixão, o Movimento se volta a combater toda e qualquer discriminação de preconceito contra as minorias, das raças e religião.

SEMINÁRIO

De acordo com o presidente do Movimento Negro do PDT em Rondônia, José Francisco, o Zeca Pedra, o seminário vai acontecer a partir das 8h, no auditório do Sindicato dos Servidores Federais (Sindisef), em Porto Velho.
O vice-presidente estadual do Movimento, Rosinaldo Guedes, explicou que se trata de um seminário bastante proveitoso para todos os pedetistas, como também para vários segmentos da comunidade negra local.
Entre os temas a ser abordados estão Populações Afrodescendentes de Rondônia: História e Identidades, com o palestrante Marco Teixeira, professor-doutor da Universidade Federal de Rondônia (Unir); Mulher Negra, Militância Política, com Marli Mendonça, presidente estadual da Associação da Mulher Trabalhista (AMT); e O Negro no Mercado de Trabalho, com Ivaldo Paixão


Fonte: Jornal Diário da Amazônia