O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, juntamente com 43 prefeitos e várias lideranças políticas do interior do Ceará, filiou-se ontem a noite (26/9) ao PDT em evento promovido pelo Diretório do PDT-CE que reuniu centenas de pessoas no Hotel Praia Centro, na capital, ocasião em que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, destacou que as novas filiações, mais as dos ex-ministros e ex-governadores Ciro e Cid Gomes, fortalecem o PDT no Ceará e no Brasil.
A filiação de Roberto Cláudio e dos prefeitos ao PDT também contou com a presença do secretário-geral licenciado do PDT e ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; do presidente estadual do partido, deputado federal, André Figueiredo; e de expressivas lideranças políticas do Cearás, como o atual governador, Camilo Santana (PT), e o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, além de seus irmãos Cid (também ex-governador do Ceará e ex-ministro) e Ivo Gomes, este último deputado estadual. Na ocasião Cid Gomes informou ao "Diário do Nordeste" que ainda não há data prevista para a sua adesão ao PDT, o que deve ocorrer no mesmo ato de filiação de deputdos estaduais e federais.
Saudando aos novos filiados, Lupi afirmou:
"Lutamos por um país mais justo e igual e a partir do Ceará montaremos um projeto nacional. Já apoiamos Ciro na sua candidatura a presidente e tanto ele, quanto o Cid, podem ser a novidade na polarização que existe hoje. Com eles, o PDT é maior e mais forte e honra a história de Leonel Brizola", argumentou, assinalando que “este grupo já mostrou a sua força política”.
Manoel Dias, na sua intervenção, destacou que o momento "confirma a capacidade do PDT de construir uma alternativa popular”. Dirigindo-se aos novos filiados, destacou que “vocês vão conhecer um partido que tem em Brizola um guia para manter a educação como base para um futuro melhor para todos os brasileiros".
Também saudando a Roberto Cláudio e aos prefeitos pela opção de acompanha-lo , Ciro Gomes, voltou a condenar o chamou de “movimentos golpistas” da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). “A nossa ideia é proteger a democracia da escalada golpista e, no mesmo passo, pressionar para que o governo volte se reconciliar com os valores e com os grupos sociais que lhe deram a eleição”.
Ciro reafirmou também a sua determinação de fortalecer nacionalmente o PDT.
"Estou energizado para este novo momento político. Tenho certeza de que os novos filiados estão alinhados com as propostas históricas do PDT. Queremos defender um projeto que ajude o povo, que faça a grandeza do Brasil e seja uma opção ao sistema financeiro em vigor com os seus juros absurdos. Acredito na presidente Dilma e vamos, todos juntos, trabalhar para um Ceará que fale alto para o país", afirmou.
Segundo Ciro Gomes, “ dois fatos gravíssimos recomendam uma profunda reflexão” de todos os brasileiros.
" A democracia brasileira não completou 30 anos e já está sofrendo uma ameaça real. Há um movimento golpista, uma tentativa de escalada nesta direção e nós somos contra o impeachment. O remédio para a crise não é interromper o mandato de quem o povo elegeu. Isto também nos remete aos jovens brasileiros que estão assustados com o aumento do desemprego e a impunidade da roubalheira . A escalada golpista está aí e temos que estimular o governo a se reposicionar ", completou Ciro.
O presidente estadual do PDT e líder do partido na Câmara, André Figueiredo, faltou do “crescimento sólido e sustentável” do partido, no Ceará.
"É a noite mais importante para nosso partido aqui no Ceará. O PDT do estado se sente muito orgulhoso de receber cada um de vocês. Teremos muitas lutas e vitórias daqui para frente. É o desejo de um Brasil mais justo para todos que nos une", destacou.
A cerimônia, também teve a presença dos deputados federais Weverton Gomes (PDT-MA) e Felix Mendonça (PDT-BA) .
ROBERTO CLAUDIO
Questionado por repórteres, o prefeito Roberto Cláudio explicou que sua mudança de partido não tinha objetivos eleitorais:
“Nenhuma circunstância local, casuísmo ou interesses pessoais poderiam se sobrepor à importância desse movimento (de filiação ao PDT) - que tem uma repercussão nacional. As candidaturas municipais estão em curso. No momento certo iremos fazer esse debate municipal”, disse. Para Roberto Cláudio, a ida para o PDT tem um objetivo maior: buscar o desenvolvimento do estado Ceará e do Brasil.
O governador Camilo Santana, do PT, que esteve também no ato de filiação de Ciro Gomes em Brasília no último dia 16/9, reconhecendo seu papel de “liderança” no Brasil.
“O Ciro, nesse momento de muita dificuldade que passa o nosso País, tem um papel muito importante como líder, como pessoa respeitada”.
O ex-governador Cid Gomes afirmou que vai ajudar a construir o PDT no Ceará e ele terá pelo menos 150 candidaturas nos 184 municípios cearenses, ano que vem.
“No restante dos municípios do Interior, nós vamos fazer alianças com os partidos que estão conosco. Mas vamos procurar disputar o maior número de prefeituras possível”, afirmou. Explicou também que outros prefeitos e vereadores ainda devem se filiar ao PDT em encontros regionais que ainda serão marcados.
O grupo político dos Gomes decidiu se filiar ao PDT por etapas. No último dia 16, em Brasília, ingressou Ciro Gomes; ontem, se filiaram ao PDT o prefeito Roberto Cláudio e mais 43 prefeitos do interior. No próximo dia 19 de outubro será a vez da filiação coletiva de lideranças femininas organizada pela vice-governadora Izolda Cela, que também está se transferido do PROS para o PDT.
pdt.org.br
pdt.org.br