sábado, 21 de março de 2009

ABOLIÇÃO DE FATO!!! Carta para o Presidente da Comissão de Relações Exteriorese de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados

Abolição de Fato

Rio de Janeiro, 21 de março de 2009

Exmo. Sr. Deputado Severiano Alves
Presidente da Comissão de Relações Exteriores
e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados


A Organização das Nações Unidas, em memória do massacre de jovens sul-africanos na localidade de Shaperville, localizada ao sul de Joanesburgo, estabeleceu a data 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.


Em 1983, o Governador Leonel Brizola, do Rio de Janeiro, reconheceu como estadual a mesma data, atendendo a sugestão dos membros da Secretaria do Movimento Negro do PDT.
As ações do Governador, anteriores a seu governo no Rio de Janeiro, e também aquelas após sua posse, demonstram sua real compreensão da existência, ainda que sempre negada, do preconceito e da discriminação raciais contra os afro-brasileiros.

Senhor Presidente, consideramos o 21 de março uma data especial para reflexão e discussão, e sugerimos um encontro promovido por essa Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, entre entidades da sociedade civil e representantes das diversas embaixadas de países africanos, aqui representados, e também sugerimos a participação do Ouvidor-Geral da Câmara de Deputados, Dep. Mario Heringer, que se declarou disposto a ouvir e a criar mecanismo para que as pessoas falem.

Em data, que esperamos seja a mais próxima possível, poderá Vossa Excelência prestar um excelente serviço à Comunidade Afro-brasileira, de cidadania e de integração com outros interlocutores, na busca de soluções e de caminhos para a viabilidade do estabelecido na Constituição de 1988.

No aguardo da resposta de Vossa Excelência, organizamos a relação das personalidades do Movimento social dispostas ao trabalho para as mudanças que eliminem a discriminação racial.
Aceite nossas saudações quilombolas,

Edialeda Salgado do Nascimento
Presidente